Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



É a isto que que apelidam por "novo rumo" do socialismo democrático?

por José Pereira (zedebaiao.com), em 09.12.13

Por onde caminha o PS? Onde meteram o socialismo democrático? Que fazem da Declaração de Princípios do PS? Alguma vez a leram? Identificam-se com ela?

Os Estatutos do PS têm, urgentemente, de ser alterados, nomeadamente no que respeita ao processo eleitoral, à regularização de quotas, às datas para os actos eleitorais e ao alinhamento das eleições das estruturas de base com as federativas e nacionais.

 

Constata-se que não é benéfico (mas sim prejudicial), para o Partido Socialista, decorrerem eleições internas logo a seguir aos actos eleitorais, sem haver espaço para a devida reflexão e ponderação dos militantes, tal como não é benéfico (mas sim prejudicial) as eleições internas, logo após eleições autárquicas ou legislativas, determinarem, desde logo, os lideres políticos que ficam no poder até depois do futuro acto eleitoral. Deixa de haver espaço e tempo para a devida reflexão a meio dos mandatos (avaliação do mandato), tal como deixa de haver espaço e tempo para a preparação e renovação de novos mandatos, que deveria ocorrer, por via de acto eleitoral interno, antes dos actos eleitorais autárquicos ou legislativos seguintes.

 

O que poderão fazer os militantes se, a meio deste mandato autárquico, detectarem que o rumo estratégico e político segue no sentido errado? Com o determinado nestes Estatutos, não terão qualquer oportunidade para avaliar e corrigir o rumo político e ainda terão de aguentar com os líderes até depois das futuras eleições autárquicas. Este modelo eleitoral interno veio provocar a luta antecipada por lugares e desagregar o PS. Por esta via nunca iremos conseguir unir os socialistas.

 

Relativamente à falta de alinhamento estratégico e político entre as estruturas de base, as federações e os órgãos nacionais, questiono o que se faz às lideranças distritais e nacionais no caso das estruturas de base estarem maioritariamente contra o rumo dessas lideranças? Fica tudo igual quando as estruturas de base, maioritariamente, discordarem do rumo da liderança federativa e/ou nacional? Não deveria a estratégia e a orientação política estar devidamente alinhada desde as bases até ao topo?

 

Na minha opinião, os socialistas devem repensar sobre as últimas alterações estatutárias que aprovaram, creio que, sem a devida reflexão.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031





eXTReMe Tracker