Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



2013 o ano dos desassossegos e 2014 o ano dos favores (políticos)

por José Pereira (zedebaiao.com), em 30.12.13

ÚLTIMA REFLEXÃO CÍVICA E POLÍTICA 2013

2013 o ano em que procurei combater os Zés (in)Seguros, líderes de estruturas partidárias e/ou governativas.

2014 o ano em que conto apoiar os líderes do socialismo (do PS ainda não sei), isto porque,... (compreenderá se ler esta reflexão).

 

Após muitos desassossegos, sofridos e a fazer sofrer, interiorizados e exteriorizados, deixo esta última mensagem que dirijo a tod@s os líderes que se sentem "SEGUROS" e que escrevo a pensar em tod@s que me têm criticado (todas as críticas são boas) e apregoado que falar fora dos partidos não é ser militante, ou, neste caso, ser militante socialista do PS.

 

Pois posso não ser esse o militante (socialista?) do PS que tanto desejam manter em silêncio e subserviência, mas continuo a acreditar que caminhei e caminho para ser um militante da cidadania e da democracia (no meu caso caminhando pelo socialismo de esquerda e não pelo lado de novos blocos centrais que pouco ou nada mudam de rumo).

 

Eu prefiro continuar a desassossegar, por dentro e por fora, porque acredito que é começando a intervir por dentro e a agir por fora, que se processam as mudanças necessárias, em vez de se continuar a disfarçar que tudo está bem com as lideranças do País ou mesmo com os partidos/políticos.

 

Car@s amig@s, o grande problema é que, a continuarmos assim, tudo continua e vai continuar mal (igual ou pior) ao nível do País, da Europa, do Mundo, dos cidadãos, dos militantes, dos líderes, dos partidos, dos políticos e acima de tudo da militância cidadã, ou seja, da prática da cidadania e da democracia participada e devidamente representada.

 

A cidadania, tal como a militância partidária em democracia, traduz-se em atitudes e comportamentos pró-activos, no assumir de um modo de estar e de participar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, o bem-estar comum, a excelência na gestão da coisa pública, os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. No fundo, os valores do socialismo democrático, mas não daquele que utiliza o autoritarismo como meio de transição para o fascismo, disfarçado de socialismo democrático.

 

Enquanto processo educativo que urge desenvolver junto dos indivíduos, na família, na escola, nas instituições, nas empresas e sobretudo nos partidos, a educação para a militância cidadã visa contribuir para a formação de pessoas, de militantes, de políticos, de dirigentes e governantes experientes, responsáveis e solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

 

A prática da cidadania ou da militância partidária constitui um processo participado, individual e colectivo, que apela à reflexão e à acção sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade em geral. Não podemos continuar a abster-nos de todo este processo e muito menos a limitar-nos a votar por votar ou a apoiar por apoiar. A continuidade dessa prática nada resolve e só permite que os mesmos permaneçam dentro dos jogos centrais de lugares, de interesses e de esvaziamento das nossas terras e da nossa gente. A (i)responsabilidade perante todo este processo foi, é e continua a ser NOSSA (MINHA/SUA).

 

O exercício dessa prática de militância cidadã implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e de transformação social, económica e política.

 

Se tod@s (militantes e cidadãos em geral) agirmos nestes termos, certamente conseguiremos ter um ano melhor e, quem sabe, até passarmos a apoiar os líderes partidários, sejam do arco do poder, do governo ou da oposição.

 

Até ao ano e Feliz 2014.
Continuarei a desassossegar, cívica e politicamente. Por dentro ou por fora dos partidos.

 

Um abraço.

 

José Pereira (Zé de Baião)

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Dezembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031





eXTReMe Tracker