Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Car@s amig@s, não pensem que estou a brincar com trocadilhos ou que não quero ver o Panteão Nacional a prestar as devidas honras, bem como a homenagear e a perpetuar a memória aos cidadãos portugueses (apesar de não me entender muito bem com os lucros da bola, para mim Eusébio era um Grande Homem e Cidadão português) “que se distinguiram por serviços prestados ao País, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade” (Art.º 2.º da Lei n.º 28/2000, de 29 de novembro).

Eusébio, futebol,política, Ronaldo, nacional, bota de ouro

 

No entanto, como perdi recentemente familiares que me eram e são queridos e como sei o quanto isso custa, quer sentimentalmente, quer monetariamente, sinto-me na obrigação de expressar para esta máquina aquilo que sinto, mesmo sem grande reflexão:

 

1.º São muitíssimos os milhões e interesses que se lavam com o futebol, enquanto deixam morrer à fome milhões de crianças e jovens, sobretudo em África;

 

2.º As homenagens devem perpetuar a memória da vida e obra, bem como das boas acções dos Grandes Homens (como foi Eusébio para além do futebol) e não gerar meros símbolos nacionais que depois servem para cobrar 3€ de entrada para visitar a sua lápide no Panteão Nacional;

 

3.º Se as famílias e amigos já sofrem tanto com a perda de um Grande Homem e com um só funeral, porque é que este tem de ser enterrado hoje para ser transladado daqui a um ano? No caso da Amália até diziam que tinha de passar 4 anos. Pretendem duplicar o sofrimento dos familiares e amigos? Ou exibir-se duas vezes junto de um Grande Homem?

 

4.º Um pai ou mãe que perde um filho, tem dois dias para decidir onde quer enterrar o seu Grande Herói Nacional, por isso, pergunto: Porque é que os representantes do povo não têm capacidade de decidir em dois dias onde depositar os restos mortais de um Grande Homem? Estão à espera que aconteça um milagre durante um ano, após a morte? Não se baseiam em toda uma vida e obra e nas ações praticadas pelos Grandes Homens para tomar uma decisão? Se assim é, a vida e obra de Eusébio já teria de estar avaliada há muito tempo;

 

5.º Se é uma questão de dinheiro, questionem-se como é que o comum dos cidadãos enterra os seus mortos. Um Grande Homem não desejará para si o mais simples dos funerais?

 

A alusão a Cristiano Ronaldo foi simplesmente para despertar a sua atenção, sendo que, se fosse uma questão de dinheiro ou de reconhecimento da simbologia, certamente Cristiano Ronaldo, que é um grande símbolo nacional (e até se está a fazer um Grande Homem), suportaria todos esses encargos e deixaria, desde já, uma conta bancária de parte para custear a transladação de todos os jogadores de futebol.

 

EUSÉBIO NÃO FOI SÓ UM JOGADOR DE FUTEBOL! FOI UM GRANDE HOMEM!

POR ISSO DEVE SER HOMENAGEADO E CUSTEADA A SUA TRANSLADAÇÃO, POR TODOS.

 

Se os representantes do povo têm tanta dificuldade para tomar uma decisão sobre a vida e obra dos Grandes Homens portugueses, que entreguem esse papel aos adeptos de futebol que eles decidem em 90 minutos esse jogo. Quem sabe não decidiam, desde logo, transladar os restos mortais para o estádio do benfica? Afinal de contas era ali que Eusébio se sentia em casa.

 

Termino referindo que, para além de Eusébio, há muitos outros Grandes Homens e Grandes Mulheres que se destacaram mundialmente pela sua vida e obra, os quais mereciam e merecem, há muito tempo, ser transladados ou serem homenageados com uma simples lápide no Panteão Nacional, seja no Panteão de Coimbra, de Lisboa, ou de qualquer outro local.

 

Os Grandes Homens valem pelas suas ações, sendo que não se importam com o local, apenas querem que olhem para os seus exemplos de vida e obra e pratiquem idênticas boas ações.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031





eXTReMe Tracker