Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Quem se lembra deste anúncio da Antena 1, passado em horário nobre nas televisões públicas e com esta imagem sibliminarmente disfarçada a fazer favor político? Não é crime em Portugal? Os publicitários não repararam, foi?

PROPAGANDA SUBLIMINAR - A experiência mais conhecida com mensagens subliminares foi conduzida por um pesquisador de marketing e psicólogo James Vicary , em 1957,durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos passavam subliminarmente as palavras "com fome? Coma pipoca. Beba Coca Cola ". Estes apelos foram projetados a cada 0,003 segundos. Isto é extremamente rápido. Só para ter uma noção da extrema rapidez, o que pode ver aqui são flashes para 0,04 segundos (http://www.youtube.com/results?search_query=subliminar+picnic&sm=3) . O certo é que após a mensagem subliminar no filme “Picnic”, as vendas de pipocas e de Coca-Cola aumentaram significativamente graças a este abuso de publicidade. Inúmeras pesquisas científicas se seguiram a estas experiências e confirmaram que as mensagens subliminares funcionam. 

Propagenda subliminar PSD, RTP, Governo, política, coca cola

 

PERCEPÇÃO SUBLIMINAR: LONGE DOS OLHOS, PERTO DO CORAÇÃO - http://www.dosalgarves.com/revistas/N13/1rev13.pdf

A percepção subliminar é uma temática de grande importância, pela sua constância e actualidade, originária das investigações sobre o processamento mental inconsciente. Como o nome sugere, trata-se da percepção que não atinge o limiar da consciência, mas cuja presença é detectada e registada pelo organismo, o que pode ser atestado por meio de respostas verificadas (comportamentos manifestos) bem como por alterações cerebrais constatadas pelas técnicas imagiológicas.

A percepção subliminar, também chamada de subcepção (do francês e do inglês “subception”), foi primeiramente descrita por Lazarus e McClearly (1951). Estes autores iluminavam, num ecrã, padrões de letras, com um tempo de exposição considerado muito reduzido para que fosse possível a identificação verbal. A alguns dos padrões projectados estava associado um pequeno choque eléctrico, visando transformar as letras sem significado em estímulos com carga emocional capazes de induzir reacções do sistema nervoso autónomo. Observe-se que as reacções do sistema nervoso autónomo são com frequência utilizadas neste tipo de trabalho, por não dependerem de processos verbais.

Isto possibilita que seja verificada a representação somática das emoções que ocorram na ausência da capacidade de descrição verbal do estímulo.

Nesta experiência, verificou-se que quando os estímulos condicionados eram apresentados de forma subconsciente, o sistema nervoso autónomo reagia, indicando que o significado emocional condicionado tinha sido registado, apesar dos sujeitos não terem consciência do estímulo. Confirmou-se, também, que relativamente aos estímulos neutros (padrões de letras a que não se associaram choques eléctricos), os organismos dos sujeitos não reagiam.

O psicólogo canadiano Wilson Brian Key (citado em Calazans, 1999) explica o mecanismo da imagem subliminar como função da fisiologia do olho humano: este tem uma morfologia celular dupla, constituída pelas células que formam a visão periférica (bastonetes) que correspondem ao “fundo” na psicologia da Gestalt, e pelas células que formam o foco da visão consciente (cones) que constituem a fóvea, ou a “figura” nos termos da Gestalt.

Assim, prefigura-se o percebido pela via consciente: foco – fóvea – cones – figura, e o despercebido pelo subliminar: inconsciente – bastonetes –fundo.

Segundo este autor, o mesmo princípio da Gestalt aplica-se ao ouvido: o “fundo” musical, que propicia o “clima” do anúncio publicitário, filme de terror, programa humorístico, etc. é subliminar enquanto o receptor estiver alerta e com a atenção centrada na fala e nos gestos e movimentos do actor-personagem…

Ler mais em: http://www.dosalgarves.com/revistas/N13/1rev13.pdf

Ronaldo Schütz – ESGHT e Saul Neves de Jesus – FCHS

The Shocking Drink And Incredible Coke History Of Subliminal Advertising - http://www.businessinsider.com/subliminal-ads-2011-5?op=1

 

ONG DENUNCIA MENSAGEM SUBLIMINAR NA “NOVA SCHIN” - http://www.exactaexpress.com.br/NOVASCHIN.htm

 

Publicidade subliminar: uma afronta ao direito à informação do consumidor - http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=10259&n_link=revista_artigos_leitura

 

Manipulação subliminar - http://subliminalmanipulation.blogspot.pt/

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031





eXTReMe Tracker