Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

Poderia resumir esta imagem ao seguinte: Um homem ancorado deixa um líder desamparado.

 

Há quem não compreenda que liderar é inspirar pessoas e trazer para o seu lado os melhores dos melhores, sem se preocupar com que outros possam brilhar. Quanto mais os outros brilharem mais forte e sustentável se tornará a liderança, neste caso um partido.

 

Esta é a máxima que deveria guiar o caminho de todos aqueles que alcançam um posto ou lugar de líder e que pretendem vir a assumir funções que visam servir um País e um Povo.

 

Uma situação corriqueira a que estamos habituados no mundo corporativo e em termos de liderança, é a confusão entre o caminho para se chegar a líder e a busca por posições hierarquicamente superiores por uma simples questão de vaidade ou de status. Mas será a vaidade e o status um sustento para a liderança? Poderá, na melhor das hipóteses, vir a ser um sustento para esse homem, mas nunca o poderemos confundir com um líder. Poderá ser um chefe ou um patrão, mas dificilmente será um líder.

 

Quando a necessidade de conquistar prestígio pessoal (ou de lugar) fala mais alto do que a vontade de liderar um partido que visa servir um País e um Povo no seu todo, o risco para esse líder (vaidoso) e para esse partido estará permanentemente eminente.

 

A ambição pessoal ou de status não pode, nem deve, impedir que as pessoas que têm capacidade e competência possam crescer, sob pena de, em vez de fortalecerem um partido o poderem esvaziar e desqualificar para sempre.

 

Um líder socialista não é, nem nunca foi, uma pessoa só, mas sim uma instituição no seu todo ao serviço de um País. O líder é aquele que puxa para o seu lado os melhores e lhes dá o devido espaço e valor, de modo a conduzir a instituição para o caminho do crescimento dos resultados  e da sustentação da liderança institucional e não só pessoal.

 

Assim, um bom líder necessita de aprender e de crescer com os outros, de saber entrar e sair de cena, de dividir os louros com a sua equipa e, acima de tudo, assumir as críticas como instrumentos de aprendizagem.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031