Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



BAIÃO: A "Aldeia Presépio Bonito" está em destruição

por José Pereira (zedebaiao.com), em 08.02.20

Apelo ao povo de Baião para que não deixe destruir o valioso património histórico e cultural da nossa terra/região. 

Baião está integrado na Rota do Românico e tem muito a ganhar com isso. Mas tem de ser protegido e bem cuidado o património histórico e cultural.

Não deixem destruir uma Rota fundada muito antes da chegada da arte ou arquitectura Românica à região. 

arquitetura românica é o estilo arquitectónico que surgiu na Europa, mais precisamente no Ducado da Normandia, no século X, fortemente inspirado na Arquitetura da Roma Antiga Republicana.

Mas a arquitectura de Roma remonta  o período que vai desde o ano 509 a.C. a 27 a.C.), tendo evoluído para o estilo gótico por volta do ano 1100.

Esta Rota convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores.

Sendo, por isso, muito importante cuidar do património histórico e cultural, para podermos percorrer e convidar os visitantes a percorrer todo circuito pedonal que nos faz recordar que “todos os Caminhos vão dar a Roma” e que todos os caminhos nos levam até Baião. Caminhos estes que seguem o trilho da antiga calçada romana e que, durante séculos, ligaram Bracara Augusta (Braga) e Emérita Augusta (Mérida).

Estes percursos são as verdadeiras e vivas lições da nossa História, que desde há séculos ligam todos os caminhos a Baião e a Porto Manso, povoação até já classificada por "Aldeias de Portugal" e que nos pode encaminhar para a classificação das "Aldeias Históricas de Portugal", povoação esta situada junto à margem norte do Rio Douro e que é rodeada de trilhos romanos, muralhas, fossos defensivos e outros locais ricos em vestígios da cultura castreja, bem como por casas senhorias e mosteiro, que Alves Redol, no seu livro "Porto Manso", descreveu como sendo "a aldeia presépio bonito", situada na freguesia de Ribadouro (e Ancêde), no concelho de Baião.

Aí, a vista panorâmica sobre a região, com o Douro ao fundo, é deslumbrante, não ficando nenhuma visita completa sem experimentar os sabores da região, onde os visitantes podem deliciar-se com o tradicional peixe do rio, cozido ou anho assado com arroz do forno, acompanhado pelo vinho verde e fumeiro tradicional e acabado com as laranjas da Pála e biscoito da Teixeira.

De regresso pode ainda trazer as miniaturas do barco rabelo, as bengalas de gestaçô ou outros produtos produzidos pelos artesãos locais.

Baião_Rota do Românico.jpg

Wook.pt - Porto Manso

 
 

IV Mostra de Peixe do Rio 2020 (Ver mais informação aqui)

 O evento é organizado pela junta de freguesia de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas
 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

 

Baião vai comemorar a vida e obra de Joaquim Soeiro Pereira Gomes e recordar os "filhos dos homens que nunca foram meninos", dia 18 de abril de 2020, a partir das 15h

A cargo do Baião Canal , a organização conta com o apoio de um leque alargado de ilustres amigas e amigos de Baião ligados à educação e à cultura, bem como ao ativismo cívico e político, tendo já o programa alinhado para o dia 18 de abril de 2020 (sábado), da parta da tarde, por altura das comemorações dos 110 anos do nascimento do escritor Joaquim Soeiro Pereira Gomes.

 

 

 

 

 

 

Logo

  

 

Baião Vida Natural

VIDA NATURAL

Nas encostas que ligam o pico do Marão ao rio Douro, marcadas por vales “poderosamente cavados”, onde serpenteiam algumas linhas de água como as do Ovil, de Valadares, do Zêzere, e do Teixeira, desenha-se um dos concelhos mais verdes da região...

 
Baião Terra de Sabores

TERRA DE SABORES

A Gastronomia de Baião é tão especial que até há quem diga que Eça de Queiroz se apaixonou tanto pela paisagem desta terra como pelos sabores da sua cozinha tradicional quando escreveu A Cidade e as Serras, referindo o magnífico arroz de favas...

 
Baião Terra de Sabores

TERRA MILENAR

A ocupação mais antiga deste território concentra-se nos planaltos centrais das serras da Aboboreira e do Castelo e remonta à pré-história recente que se estende por um longo período cronológico de quatro mil anos (V ao I milénio A.C.)...

 
Baião Terra de Cultura

TERRA DE CULTURA

O concelho de Baião apresenta valores patrimoniais notáveis, panoramas surpreendentes, costumes e tradições que enriquecem e particularizam

esta zona do país.

 
Baião Terra Mágica

TERRA MÁGICA

Nesta terra de montanhas e rios - que se rasga até aos céus -, território de água, de vida, esculpido em xisto e granito coberto do verde da floresta, caminhamos por entre sombras e nevoeiros, desvendando os mistérios que se escondem na imaginação do seu povo.

 
Baião Terra de Aventura

TERRA DE AVENTURA

Há uma terra que nos convida a fazer parte da aventura, com lugares que nos inspiram, onde a brisa se torna um aliado, as emoções se realizam e a realidade se transforma em sensações. Há uma terra onde podemos ser autênticos e ousados…

 

ONDE COMER
ONDE DORMIR

O QUE FAZER

PERCURSOS

 

 

Monumentos

 

A Rota

O Românico

Historial

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Fevereiro 2020

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829