Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mas será que esta pequena franja de supostos militantes e simpatizantes do PS é mesmo socialista? Parecem mais infiltrados de direita do que socialistas!

PS apoiantes de Seguro pensam em candidatura alter

 

Antes de opinarem sobre a matriz ideológica do PS com vista à angariação de lugares ao sol, será que alguma vez se deram ao trabalho de pensar nos portugueses em geral e de ler e respeitar a Declaração de Princípios do PS, bem como a Constituição da República Portuguesa, fazendo um exercício cívico e político para interpretar o projeto ou modelo de sociedade lá consagrado?

 

Note-se que a Constituição da República Portuguesa e a matriz ideológica do PS, desde a sua fundação, visam a concretização e sustentação de um modelo de sociedade socialista democrática.

 

Nunca se esqueçam que, para o PS (militantes e simpatizantes), o socialismo democrático, a social-democracia e o trabalhismo designam uma mesma grande área política, ou seja, a DA ESQUERDA DEMOCRÁTICA. É a partir desta perspectiva que o PS concebe o horizonte de uma sociedade mais livre, mais justa, mais solidária, mais pacífica, através do aperfeiçoamento constante e do desenvolvimento harmonioso da democracia. É também a partir desta perspectiva, e sem perder a sua identidade, que o PS se mantém atento às contribuições e aos desafios de outras famílias políticas de orientação reformista, dirigindo-se a todos os cidadãos e dialogando criticamente com as restantes forças democráticas. 

 

Se a plena aceitação da economia de mercado distingue, com clareza, a ESQUERDA DEMOCRÁTICA das concepções colectivistas da organização económica e social, a defesa do Estado social e a valorização das políticas e dos serviços públicos, em domínios centrais da vida colectiva, assim como a preocupação com a acessibilidade e a qualidade dos serviços públicos, distinguem radicalmente a ESQUERDA DEMOCRÁTICA das formas neoliberais de ataque ao Estado e menosprezo pela administração pública. Em serviços básicos de apoio às pessoas, às famílias e às comunidades locais, e nos sectores em que se jogam as questões principais da igualdade de oportunidades e da justiça social, como a educação, a saúde, a segurança social, a cultura e a ciência, o serviço público, acessível a todos, eficiente e eficaz, é essencial a uma sociedade justa. A sua concretização não deve constituir reserva do Estado; mas é obrigação indeclinável do Estado democrático garantir a sua existência.

 

Ler mais em: 

http://www.publico.pt/politica/noticia/apoiantes-de-seguro-ainda-pensam-numa-candidatura-alternativa-a-costa-1673956

 

Declaração de Princípios do PS:

http://www.ps.pt/partido/compromissos/declaracao-de-principios.html?layout=artigoimagemlivre&showall=all

 

Constituição de República Portuguesa:

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031





eXTReMe Tracker