Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Navego livremente entre a cidade e as serras (Baião«»Porto) Aquilo que me move é a entreajuda. Vou navegando na esperança de poder chegar a alguma pessoa ou lugar e poder ajudar. @Zé de Baião
Como todos já se aperceberam pelos pagamentos de quotas dos militantes e pelas mensagens via email e telemóvel, os partidos estão em eleições internas.
Será que algum dos candidatos às estruturas partidárias está a apresentar programas virados para a reorganização, democratização e sobretudo para a limpeza geral das estruturas partidárias?
Podem até voltar a incluir uma grande parte dos mesmos lustrosos dirigentes/militantes, mas pelos menos tratem de reorganizar, de democratizar e de limpar a face dos partidos, dos políticos e mesmo dos militantes, ou seja, tratem de limpar a vossa/nossa própria face.
A Democracia depende de Partidos limpos e da Educação Cívica e Política para a Cidadania. Se os partidos e os seus dirigentes a não souberam desenvolver durante todos estes anos e se continuam a assobiar para o lado e a permanecer alheios aos problemas que enfrentam e de que enfermam, então, em breve, todo o sistema político-partidário e democrático estará em causa.
Note-se que o estudo recente da OCDE não demonstrou que 10% ainda acreditam nos partidos. Demonstrou sim é que 90% dos portugueses não acreditam nos partidos; que 80% não acreditam nos Governos; 20% não acreditam na justiça/nos tribunais, mas no entanto 90% estão cientes da corrupção.
Mas estarão cientes por dentro da corrupção ou por fora? Eu diria é que nem 10% dos cidadãos ainda se conseguiram consciencializar da gravidade da situação!
Se estamos conscientes da corrupçao, estamos à espera de que? De corromper ou de ser corrompidos?
Temos sempre a mania de não querer ver ou de inverter os valores e a realidade, mas esta é bem visível!
São hoje mais os de fora dos partidos a preocuparem-se com o assunto, do que os líderes e dirigentes das próprias estruturas político-partidárias, governativas ou administrativas, os quais demonstram, mais uma vez, e perante um cenário de autodestruição total, que a ambição do lugar, do interesse e da corrupção continua a falar mais alto do que os valores da cidadania e da política.
Mas, cuidado!!!
Se não se apressam a limpar a face, muito em breve alguém aparecerá para fazer merda ou para limpar a merda.
(Desculpem a linguagem, procurei nos dicionários, mas não consegui encontrar palavras que melhor se enquadrassem com a situação atual)