Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Navego livremente entre a cidade e as serras (Baião«»Porto) Aquilo que me move é a entreajuda. Vou navegando na esperança de poder chegar a alguma pessoa ou lugar e poder ajudar. @Zé de Baião
A creche, situada na freguesia do Gôve, do concelho de Baião, teve em contacto com a Educadora mais de 30 crianças e 10 funcionários, entre todos os seus familiares e amigos com quem conviveram nos últimos tempos.
Na freguesia do Gôve e na freguesia confinante, de Ancêde, já foram identificados outros casos COVID, tendo chegado a estar encerrado um talho local. É provável que existam mais pessoas infetadas, mas sem sintomas ou com sintomas ligeiros, pelo que será necessário continuar a manter o máximo de prevenção e a fazer testes sempre que há sintomas, mesmo que ligeiros, visto tratar-se de um concelho com uma população idosa muito significativa que é de elevado risco.
A creche foi encerrada depois da Educadora ter testado positivo à COVID-19. Segundo consta, a Educadora só apresentaria sintomas muito ligeiros, tantas vezes desconsiderados para efeitos de realização do teste à COVID, que poderia ter sido feito mais cedo se todos tivessem em conta os primeiros sinais/sintomas, mesmo que ligeiros. Recorde-se que há muitos infetados assintomáticos.
Segundo informou a direção técnica da OBER, as crianças e funcionários vão fazer testes nos próximos dias. Mas seria igualmente necessário que fossem identificadas as pessoas com quem as famílias destas crianças estabeleceram contactos de proximidade, no sentido de também testar e/ou reservar o contacto social dessas pessoas durante um período de quarentena.
Segundo informação adiantada à Comunicação Social, o presidente da OBER, Sergio Pereira, informou que "mais ninguém apresenta sintomas da doença, mas vão todos realizar testes nos próximos dias".
Sérgio Pereira lamenta a situação e refere "que todas as medidas estavam a ser tomadas para segurança das crianças e colaboradores". Anotou ainda que, após a deteção do caso de covid-19 na colaboradora, foram realizados os procedimentos recomendados pela Direção-Geral da Saúde.
Refere a direção da IPSS que a creche deverá reabrir em setembro.
Zé de Baião
Da China até com defeito entra tudo em Portugal e na Europa, enquanto aquilo que se faz bem em Portugal e pelos portugueses é bloqueado. Mas os nossos investigadores e cientistas acabarão por vencer e ultrapassar os jogos de interesses que dominam o sector da Saúde.
Fontes:
OBER ENCERRA A CRECHE “OS TRAQUINAS” NO GOVE – BAIÃO DEVIDO A EDUCADORA TESTAR POSITIVO...
Creche encerra em Baião após caso positivo em educadora ...
Creche encerra em Baião após educadora ... - SIC Notícias
Covid-19: creche encerra em Baião após caso positivo ...
Covid-19. Creche encerra em Baião após caso positivo...