Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ébola: Uma questão de saúde humana ou de risco económico-financeiro?

por José Pereira (zedebaiao.com), em 20.10.14

Têm a certeza que esta gente que domina o mundo por via da gestão do valor e do risco económico-financeiro é mesmo humana? Não será uma espécie de humanóide capitalista que só pensa no seu próprio bem-estar?

Capitalismo, ébola , socialismo e humanismo

 

Infelizmente, tudo indica que só se preocuparão verdadeiramente com as questões da saúde ou com o sofrimento de tantos povos, que todos os dias morrem sozinhos, à fome, doentes e abandonados, quando os riscos de saúde corresponderem a riscos económico-financeiros para os senhores do poder ou para os países mais desenvolvidos.

 

Pela via dos poderes e interesses neo-liberais capitalistas, que assentam nas grandes praças financeiras, tudo indica que se morrer muita gente e isso em nada afetar as fortunas pessoais desta gente e dos países que as alimentam, os senhores do dinheiro nada farão para apoiar os países pobres a combater este flagelo.

 

É este o modelo de sociedade e de mundo que queremos? Então e se um dia formos nós os mais pobres?

 

Veja-se que a Nigéria é um país muito pobre, mas o presidente nigeriano, Goodluck Jonhatan, por altura do casamento da sua filha, Faith Sawke Elizabeth,  surpreendeu os convidados oferecendo a cada um deles um iphone em ouro de 24 quilates. 

 

Presidente nigeriano Goodluck e filha Faith iphoneSegundo o jornal local Nigerian Bulletin, o presidente Jonhatan encomendou iPhones de ouro para presentear os convidados. Todos os convidados que compareceram ao casamento de Faith Sakwe receberam um destes aparelhos como lembrança. As jóias foram produzidas pelo designer de luxo Malivelihood e personalizadas com os nomes dos noivos e a data do casamento 12/04/2014. A cerimónia foi transmitida ao vivo pelo canal local NTA. 

 

Mas esta situação não é inusitada no país, até porque esta é a segunda vez que o presidente nigeriano presenteia os seus amigos com iPhones de ouro. Em 2013, o presidente comprou 53 iPhones de ouro para comemorar a independência do país.

 

No entanto, o seu povo não tem o mínimo de condições para viver e muito menos para se tratar num hospital.

 
 
 
 

Que miséria de comunidade humanóide esta que domina o mundo pela via dos valores insignificantes do dinheiro e do poder financeiro, em detrimento dos valores sociais e humanos.

 

Veja-se a forma como o Grupo Goldman Sachs se refere ao vírus do éboa, quando vêm dizer que, apesar de ainda não haver grandes razões para alarme quanto ao ébola, será necessário ter em atenção o impacto económico negativo sobre os EUA, no caso do pânico com o vírus evoluir para os níveis registados no 11 de Setembro ou aquando da epidemia da pneumonia asiática.

 

Mas porque é que as agências financeiras não se preocupam com as questões de saúde nem com o sofrimento de todos que padecem deste mal, sem terem de equacionar as questões e preocupações meramente financeiras?

Esta não é uma questão de saúde pública mundial?

Será que só irão ajudar um pobre povo, se esse povo corresponder a riscos económicos para os EUA ou para qualquer outra super-potência financeira?

 

 

 

Que valor tem a vida face ao dinheiro? 

 

 

Os pobres seres humanos serão atendidos com que prioridade e face a que risco? 

As prioridades serão acionadas por via do grau de sofrimento e do risco de saúde pública ou por via do risco financeiro?

 

Lembram-se das palavras de Jean-Marie Le Pen, aquando das recentes eleições francesas, quando defendeu que "o sr. vírus ébola seria a grande solução para a resolução dos problemas demográficos e da imigração"?

Jean-Marie Le Pen defende vírus ébola contra imigração
 

Se a morte de milhares corresponder a benefícios económico-financeiros para esses senhores e países mais ricos, será que deixam morrer o maior número possível de pobres?

 

Que pobreza de gente esta que comanda o mundo por via do capitalismo e pelo exclusivo valor do dinheiro.


Sempre o capitalismo acima do humanismo.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens



Junte-se a nós no Facebook

Please wait..15 Seconds Cancel

Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031