Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Navego livremente entre a cidade e as serras (Baião«»Porto) Aquilo que me move é a entreajuda. Vou navegando na esperança de poder chegar a alguma pessoa ou lugar e poder ajudar. @Zé de Baião
Hoje a minha mulher acordou-me cedo para irmos fazer umas compras a um shoping de Matosinhos. Como nem me deu tempo para fazer o pequeno almoço em casa, lá conseguiu "forçar-me" a optar por aqueles pequenos-almoços matinais do IKEA ( nada a apontar contra o dito pequeno almoço). O facto é que nos d
eram um copo de 10cl para o café ou pingo, ao mesmo tempo que também nos deram umas carteiras de açúcar "Delta" a sensibilizar para o não desperdício, mensagem que li e até gostei, sendo que sempre admirei a família Nabeiro pela solidariedade e responsabilidade social empresarial. No entanto, o que não gostei mesmo de ver foi a quantidade de leite e de café que vai diariamente para o lixo, produto este que, se devidamente doseado, poderia ser oferecido a uma associação de solidariedade. Quase toda a gente retirava o copo antes da máquina desligar, indo metade do leite e do café contunuadamente para o lixo.
Quem tira um café pingado na máquina constata que mais de metade vai para o lixo, atendendo a que a dose da máquina não está devidamente configurada para os copos. Como estes pequenos almoços incluem um sumo, optei por experimentar tirar o mesmo café pingado no copo de 25cl. Saibam que ficou quase cheio. Face a este facto fui perguntar se podiamos tirar o café ou pingo no compo do sumo, uma vez que não seria desperdiçado. Informaram-nos que não, sendo que para isso teria de comprar um outro pequeno-almoço que tem direito a um copo maior. Ok, ja entendi. Preferem que vá para o lixo ou que as pessoas paguem duas vezes.
Porque é que o IKEA não regula devidamente as doses e não oferece a quantidade que desperdiça em leite e café a uma instituição se solidariedade?
Indignado com esta situação cheguei a abordar uma funcionária sobre o que fazem à comida que sobra. A resposta foi: Vai para o lixo, sendo que nem os funcionários que ganham pouco a podem levar para casa, no final do dia. Dizem que poderia haver problemas com essa comida que levassem e que depois a responsabilidade poderia recair sobre a empresa. Ok, já entendi de novo, preferem deitar para o lixo porque se assim fosse essa associação ou pessoa que precisa deixava de comprar esses produtos que chegam a ir para o lixo durante e no final do dia.
Como nos diz a mensagem do IKEA, "25% da comida que compramos é desperdiçada". Pois fiquem a saber que, da próxima vez, os meus 25% de café e leite não vão para o lixo, sendo que, mesmo que digam que não posso tirar o café pingado no copo do sumo eu o farei ate que saia a dose certa e aumentem a sua contribuição para instituições de solidariedade.
Eu aceito de bom grado que me entreguem mensagens de responsabilização social, mas exijo do outro lado a prática da responsabilidade social empresarial.
Um bom pequeno-almoço a todos.