Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Navego livremente entre a cidade e as serras (Baião«»Porto) Aquilo que me move é a entreajuda. Vou navegando na esperança de poder chegar a alguma pessoa ou lugar e poder ajudar. @Zé de Baião
Está a pensar emigrar, estudar ou ter uma experiência de voluntariado no estrangeiro?
Se sim, informe-se junto de um conselheiro EURES antes de tomar a decisão de partir.
Informações adicionais
Encontrar um Conselheiro EURESCondições de Vida e de Trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos da EURES
Próximos Eventos online
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A URES no LinkedIn
A EURES no Google+
Veja mais informação aqui:
TRABALHAR NA ALEMANHA: Em caso de interesse em oportunidades no sul da Alemanha nos setores referidos, visite a página O teu primeiro emprego EURES da Verein für Internationale Jugendarbeit.
NOTÍCIAS:
"Em apenas sete meses, uma equipa do programa «O teu primeiro emprego EURES» (YfEj) ativa no sul da Alemanha ajudou 65 jovens da Grécia, de Espanha, da Roménia e de Portugal a encontrar novas oportunidades de emprego no setor da saúde e em PME especializadas em assistência a idosos.
Thorsten Kuschmann está empenhado em promover o YfEj na região e não esconde o orgulho que tem do número de colocações bem-sucedidas que o programa permitiu no último semestre. Este gestor de projetos da Verein für Internationale Jugendarbeit (Associação de Trabalho Jovem Internacional) afirma: «Motivamos e ajudamos pessoas com idades entre os 18 e os 30 anos no processo de procura de emprego na nossa região através do programa YfEj.
»O auxílio prestado pelo programa aos candidatos é muito prático e concreto. Thorsten Kuschmann enumera alguns exemplos: «Gerimos a formação linguística dos jovens candidatos a emprego, fornecemos formação intercultural e organizamos entrevistas por Skype e presenciais com potenciais empregadores.
»Quando ambas as partes decidem avançar, o YfEj presta apoio nas questões relacionadas com a mudança de país. Na prática, os candidatos podem receber um máximo de 300 euros pelas despesas de deslocação até ao local da entrevista e 890 euros de subsídio de mudança para a Alemanha.
Os jovens candidatos a emprego são auxiliados, ao longo do processo, por falantes nativos da Verein für Internationale Jugendarbeit.
Face às dificuldades, qual é a opinião dos participantes sobre a experiência?
Thorsten Kuschmann elucida-nos: «Apesar da atitude positiva geral, devo dizer que estamos a perder participantes dos dois lados, ou seja, tanto candidatos como empregadores, que percebem que as coisas não são tão fáceis como julgavam no início.
»Na sua opinião, ambas as partes deveriam convergir. «Assim que as pessoas percebem isto e começam a adaptar o seu comportamento, colmata-se o fosso intercultural e a experiência é positiva para todos.»Por muito complicadas que sejam algumas das questões enfrentadas pelo gestor de projetos e pela sua equipa, Thorsten não hesita em falar de satisfação profissional: «Enche-nos de orgulho falar com pessoas que iniciaram uma nova vida na Alemanha há alguns meses e que já atingiram o seu objetivo: viver de forma independente, de acordo com a sua vontade e sem medo de uma recessão económica.» (Fonte)
Artigos relacionados
O teu primeiro emprego EURES: «uma grande oportunidade para mudar a tua vida profissional»
Dicas e sugestões sobre a adaptação a uma nova cultura no local de trabalho