Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Navego livremente entre a cidade e as serras (Baião«»Porto) Aquilo que me move é a entreajuda. Vou navegando na esperança de poder chegar a alguma pessoa ou lugar e poder ajudar. @Zé de Baião
Referem as notícias (Jornal Público) de hoje que António Costa já se pronunciou dizendo que está "disponível para assumir a responsabilidade sobre a liderança do PS. Refere António Costa que "Portugal precisa de um Governo forte, tendo o dever corresponder àquilo que sinto”.
As mudanças necessárias não podem voltar a ser de meras "facadas". Já bastou o que se passou com a mudança de liderança de Sócrates para Seguro!!!. Tem de se pensar em conformidade com o que sentem e querem os portugueses e não só os militantes/dirigentes. Já não funciona a estratégia de "catch all" e muito menos a de cartelização. Temos de devolver o PS aos militantes e sobretudo aos portugueses em geral. É ao encontro dos portugueses que devemos reorganizar o PS. Sob pena de poder vir a descer de divisão nas legislativas.
ATENDENDO A QUE QUEM FAZ CRITICA TAMBÉM DEVE APRESENTAR SUGESTÕES, CÁ VÃO:
Caros amigos camaradas (“amigos camaradas” para não separar a causa da coisa, como refere Mário Soares).
Como sou direto/desassossegador e não sou de esperar 100 anos por um D. Sebastião, saibamos assumir a responsabilidade e o dever de cidadãos e de militantes, sendo por isso que adianto desde já uma sugestão/proposta de debate para a mudança rápida e em 3 pontos muito simples:
1 - DEMOCRATIZAÇÃO - Devolver o partido aos militantes e abrir-se aos cidadãos, sendo que estamos fartos de estratégias de "catch all" (caça todos) e de “cartelização”, ou controlo de estruturas político-partidárias-administrativas-associativas-,...
2 - MERITOCRACIA EM TERMOS DE LIDERANÇA E GOVERNANÇA POLÍTICO-PARTIDÁRIA E POLITICO-GOVERNATIVA/GESTIONÁRIA - Podendo seguir-se duas vias:
OPÇÃO A: Os militantes e cidadãos apresentam-se com ideias e projetos e o total de militantes escolhe os melhores por votação direta, competindo depois aos dirigentes a ordenação;
OPÇÃO B: Os dirigentes cooptam o número de individualidades necessárias, com base no mérito, em ideias e programas e a totalidade dos militantes vota para ordenar essas individualidades em candidatos para listas e cargos de Estado/confiança política.
3 – DEMOCRACIA DEVIDAMENTE PARTICIPADA E EXCELENTEMENTE REPRESENTADA: É muito urgente reflectir-se sobre o sistema político-administrativo e sobre a Democracia que deve ser preparada por via de programas de Educação Cívico-Política, de modo a passar de participativa e representativa para devidamente participada e excelentemente representada.