Segundo a última sondagem,divulgada hoje pelo jornal Expresso, o resultado indica uma vitória folgada de António Costa. Os resultados demonstram que António Costa irá vencer as eleições primárias do PS com 50,4% dos votos, contra 33% de votos para Seguro.
http://downloads.expresso.pt/expressoonline/infografias/PrimariasPS_1_svg/imgs/1.svgNeste fim-de-semana ficará assim decidido quem será o próximo líder do Partido Socialista e, consequentemente, o próximo candidato pelo PS a primeiro-ministro.
Ao todo serão cerca de 240 mil pessoas a votar, correspondendo a cerca de150 mil simpatizantes e 90 mil militantes.
Confrontando estes dados com o número de militantes que se encontravam regularmente inscritos e que foram votar nas últimas eleições federativas internas do PS, facilmente se pode concluir que houve um gigante arrebanhamento por mero interesse eleitoral. Se assim não fosse os militantes mantinham-se regulares e com participação activa. Mas o facto é que a militância partidária é ainda muito débil.
FICHA TECNICA
Entrevistas telefónicas realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados.
O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa.
A amostra foi estratificada por região: Norte - 20%; A.M. do Porto - 13,3%; Centro - 30,3%; A.M. de Lisboa - 26,9% e Sul - 9,5%, num total de 1001 entrevistas validadas.
Foram efetuadas 1248 tentativas de entrevistas e, destas, 247 (19,8%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo: feminino - 52%; masculino - 48% e, no que concerne à faixa etária, dos 18 aos 30 anos - 16,6%; dos 31 aos 59 - 51,4%; com 60 anos ou mais - 32%.
O erro máximo da amostra é de 3,10%, para um grau de probabilidade de 95%.
Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.