Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Navego livremente entre a cidade e as serras (Baião«»Porto) Aquilo que me move é a entreajuda. Vou navegando na esperança de poder chegar a alguma pessoa ou lugar e poder ajudar. @Zé de Baião
O que é IBAN, como encontra-lo e porquê o utilizar.
O que é um IBAN?
Um IBAN é um Número Internacional de Conta Bancária, do inglês International Bank Account Number, registrado junto à Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT).
Ele é um número atrelado às contas bancárias de diversos países no mundo. Na Europa, todos os países que fazem parte da União Europeia o adotaram e, além deles, Noruega, Suíça, Liechtenstein e Hungria.
O IBAN é criado de uma forma padronizada para que sua conta seja reconhecida internacionalmente, ajudando assim você a fazer, principalmente, pagamentos internacionais de forma mais rápida, mais segura e com menor custo.
O seu número internacional de conta bancária não substitui o número de sua conta corrente normal. Ele é um número adicional que contém informação extra para ajudar bancos internacionais a identificarem sua conta.
Como o IBAN é gerado?
O Número Internacional de Conta Bancária é composto pelo código que identifica o país na qual a conta pertence, o número do banco onde está a conta e o número da conta em si.
O número consiste num máximo de 34 caracteres alfanuméricos – podendo variar de país para país – nas quais são estruturados da seguinte forma:
- Duas letras que representam o país de origem da conta bancária (ISO 3166 – códigos de países com duas letras). Por exemplo, Portugal é PT.
- Dois números que são para controle de verificação.
- Um máximo de 30 caracteres alfanuméricos que identificam o banco onde a conta está situada e o número da conta.
Exemplo de Número IBAN Português
Em Portugal, a estrutura do IBAN ocorre da seguinte forma:
IBAN: PT50 0002 0123 1234 5678 9015 4
Código do País ISO: PT (Portugal)
Dígitos de controle do IBAN: 50
BBAN 0002 0123 1234 5678 9015 4
Número de Identificação Bancária: 0002
Identificador da Agência: 0123
Número da Conta: 12345678901
Dígitos de controle BBAN: 54
Como conseguir um Número Internacional de Conta Bancária (IBAN)
O banco atribui um IBAN para cada uma de suas contas. Você não pode criar um IBAN por si mesmo, pois cada banco pode utilizar métodos diferentes de registrar as suas contas bancárias no IBAN. O IBAN aparece nos extratos das contas e nos sistemas online do banco.
Quais os principais benefícios?
Os principais benefícios ao se usar o IBAN são:
- Tornar mais fácil o recebimento de pagamentos no exterior
- Evitar taxas extras ao receber pagamentos na União Europeia
- Realizar pagamento e depósito internacional
- Se beneficiar de um sistema automatizado sem atrasos
Além disso, o IBAN pode ser utilizado também para envio e recebimento de dinheiro através de transferências nacionais, não apenas internacionais.
Imagine que pretende pagar a renda, mas não tem como entregar o dinheiro diretamente ao seu senhorio. Resolve então fazer o depósito do montante da renda na conta corrente do seu senhorio. A melhor forma de fazer essa transação passa pela utilização do número internacional de conta bancária (IBAN).
Antes de avançar com a operação, deve fazer a verificação de Iban para a validade. Se o IBAN não estiver correto, é como se o endereço estivesse erado. Por outras palavras, o dinheiro pode ir parar ao destino errado.
Swift – Outro Código Bancário Importante
Além do NIB e do IBAN, existe outro código bancário importante: o swift. Esta sigla significa Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, uma entidade que funciona como um gerador de códigos que permite identificar os diferentes bancos.
Por forma a possibilitar que seja possível realizar uma transação entre bancos de diferentes países foi necessário adotar um sistema de código que tornasse simples a identificação de cada banco, mesmo em continentes diferentes. Esse é o principal motivo pelo qual existe o swift.
O swift também é conhecido como código BIC e é composto por um conjunto que pode ter entre 8 e 11 caracteres: o código bancário, o código do país, o código da localização e o código do ramo.
Esperamos que tenha ficado esclarecido sobre as diferenças entre NIB, IBAN e SWIFT.
Fonte: